Projeto MiChestNut3 distinguido em Simpósio Internacional

11 Out 2022

Fruto do projeto de I&D individual MiChestNut3 – Produção de híbridos de castanheiro altamente resistentes e produtivos com recurso a técnicas de micropropagação, micorrização e microenxertia, foi apresentado, nos passados dias 7 e 8 de setembro, o trabalho intitulado “Mycorrhization and micropropagation of chestnut seedlings as tools to obtain high added‐value phenolic compounds”.

O estudo teve palco no “1st European Symposium on Phytochemicals in Medicine and Food”, decorrido na cidade de Belgrado, Sérvia (https://1euspmf.rs/), onde foi distinguido com o “3 Best Paper Award”.

Depois de premiados no “IV Simpósio Nacional da Castanha” com o trabalho “Micorrização e microenxertia ex vitro de clones de castanheiro” (https://www.deifil.pt/iv-simposio-nacional-da-castanha/), foi o trabalho elaborado em parceria entre a DEIFIL e o IPB que mereceu distinção! O trabalho diz respeito ao impacto na composição em fenólicos de porta-enxertos híbridos micorrizados, com destaque ao desempenho obtido em ensaios com as espécies Amanita caesarea e Boletus edulis.

Como resultado, o trabalho recebeu convite para a publicação dos resultados na revista Horticulturae, uma revista internacional indexada e de revisão por pares (https://www.mdpi.com/journal/horticulturae).

Deifil, a biotecnologia ao serviço da agricultura!