Projectos de I&D

PreVineGrape .: Desenvolvimento de um biofungicida para combate a doenças da videira.

O projeto PreVineGrape pretende ser uma solução natural e inovadora para a indústria vitivinícola, através do desenvolvimento de um biofungicida, eficiente e sem efeitos adversos, validado in vitro e in loco, compreendendo para tal um leque extenso de avaliações e recursos especializados.

MiChestnut3 – Produção de híbridos de castanheiro altamente resistentes e produtivos com recurso a técnicas de micropropagação, micorrização e microenxertia.

OBJETIVO: Produção de HÍBRIDOS DE CASTANHEIRO altamente resistente e produtores, obtidos com recurso a técnicas de biotecnologia agrícola, como a micropropagação, a micorrização e a
microenxertia, com o objetivo de poder oferecer um produto inovador, diferenciado e de elevada qualidade ecológica e agronómica e, consequentemente, de grande valor comercial.

Data inicio: 01-01-2020
Duração:24 meses

Custo total elegível: 222.531,56€
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER – 145.758,28€

A TRANSCOLAB visa estabelecer um Laboratório Colaborativo Transfronteiriço Sustentável Agro-Alimentar, a fim de:

1. Identificaçar desafios e necessidades agroecológicos, ambientais e tecnológicos na indústria de cereais dessas regiões;
2. Promover a exportação de conhecimento e inovações entre os participantes do consórcio e outros atores, mobilizando o setor privado da região;
3. Estimular uma economia sustentável através do desenvolvimento de projetos e novos produtos voltados para as necessidades da indústria agro-alimentar e de bioprodutos, especificamente produtos de cereais;
4. Facilitar e fortalecer o emprego qualificado vinculado à indústria agroalimentar, gerando valor económico e social nas regiões.

Ingredientes naturais e inovadores para a indústria, da classe dos corantes, aromas e bioativos. Novos processos de extração, refinação e conservação.

O projecto Valor Natural dedica-se à investigação e desenvolvimento de ingredientes naturais de elevado valor acrescentado para aplicações na indústria.

MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação

Associação privada sem fins lucrativos resultante de um consórcio de unidades de investigação, laboratórios associados, instituições de ensino superior, instituições intermédias e de interface, centros tecnológicos e empresas.