O BIOma – Soluções integradas de Bioeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar – é um projeto mobilizador norteado pela valorização dos resíduos agroalimentares em diferentes vertentes através da inovação e desenvolvimento.
Este projeto toca em duas grandes estratégias da UE – a Bioeconomia Sustentável e Circular e a Digitalização da Indústria. Deste modo, o BIOMA propõe a criação de uma Cadeia de Valor Agroalimentar (CVAA) entre os parceiros do consórcio do qual a Deifil integra.
De forma particular, a Deifil participa num grupo (PPS2) cujos desafios relacionam-se com o desperdício alimentar gerado ao longo CVAA, potenciando a redução do impacto económico, social e ambiental do desperdício alimentar e as ineficiências ao longo da cadeia, que resultam em grandes perdas económicas e elevado consumo de recursos.
Um dos exemplos concretos de atividades a desenvolver pela PPS2 diz respeito à utilização de resíduos agroalimentares na obtenção de ingredientes naturais conservantes (INC) que, quer pela sua incorporação nos alimentos quer pela sua impregnação em filmes/embalagens, permitirão estender o prazo de validade de alimentos.
Assim, a Deifil continua a explorar o potencial das suas plantas e seus subprodutos com recurso à inovação pelo desenvolvimento de novas aplicações.