BIOma
Soluções integradas de bioeconomia para a mobilização da cadeia agroalimentar
Reunindo um consórcio alargado de 24 entidades nacionais inseridas na cadeia de valor do setor agroalimentar, o projeto Bioma tem como desígnio posicionar as empresas deste setor em patamares mais competitivos e sustentáveis.
O projeto Bioma pretende promover um ecossistema inovador que potencie de uma forma concertada a adoção de soluções integradas de Bioeconomia na fileira Agroalimentar.
Objetivos
O projeto BIOma prevê a implementação de soluções integradas nos vetores estratégicos:
- Sustentabilidade: Metodologia única de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar – Sustainability Index for Bioeconomy.
- Desperdício Alimentar: Soluções para a monitorização e combate ao desperdício alimentar através do aumento do tempo de conservação dos produtos.
- Valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares: Métodos de extração de substâncias ativas a nível industrial, com potencial para originar novos ingredientes funcionais.
- Rastreabilidade: Solução de rastreabilidade para toda a cadeia de valor do setor agroalimentar suportada por uma plataforma digital integradora, interoperável e inviolável.
- Ecossistema Digital: Plataforma digital integradora e suportada em metodologias de campos abertos para a demonstração de soluções em ambiente real.
A Deifil participa na atividade BIOsave, onde se pretende desenvolver uma plataforma digital modular FoodSaver, desenvolver ingredientes naturais conservantes e filmes conservantes para extensão do prazo e validade dos alimentos e, por fim, demonstrar soluções de redução do desperdício alimentar em ambiente operacional.